Com a confirmação do que previam as pesquisas, de que os democratas conquistariam a maioria na Câmara e os republicanos manteriam o controle do Senado, os mercados asiáticos tiveram um dia relativamente calmo, mas com alguns fechamentos em baixa. O Índice Nikkei, no Japão, recuou 0,28%, enquanto o Índice Shanghai, na China, teve queda de 0,68%. Também sob efeito do resultado das eleições americanas de meio mandato, as bolsas na Europa e Estados Unidos operam majoritariamente em alta. Com a conquista da maioria democrata na Câmara dos Representantes, os investidores acreditam que haja menos estímulos fiscais à economia e, dessa forma, a chance de o FED atuar mais agressivamente na sua política monetária se reduziria.

Há pouco o IBGE divulgou o IPCA, que foi de 0,45% na passagem de setembro para outubro – no acumulado do ano, o índice tem avanço de 3,81% e, em 12 meses, alta de 4,56%. Hoje a FGV também já divulgou o IGP-DI de outubro, que subiu 0,26% na margem, acumulando alta de 8,83% no ano e avanço de 10,51% em 12 meses. Ainda no Brasil, às 11h40 a Anfavea divulgará a Produção e Venda de Veículos e o Banco Central divulgará, às 12h30, o Índice Commodities Brasil (IC-Br). Lá fora, foi divulgada a Produção Industrial da Alemanha, que cresceu 0,2% em setembro ante agosto, resultado que surpreendeu o mercado, que esperava recuo de 0,2% -- na comparação interanual, a produção geral da indústria alemã aumentou 0,8%.

Eventos:

— 15h00: Presidente Michel Temer e presidente eleito Jair Bolsonaro se reúnem em Brasília;
— 16h30: Presidente Temer tem reunião com Wilson Witzel, governador eleito do Rio;
— 17h00: ANP realiza segunda etapa da assinatura dos contratos da 15ª Rodada;
— 21h50: Apontamentos do Banco Central do Japão;
— Sem horário definido: Julgamento no STF sobre validade do regime não cumulativo de PIS e Cofins;
— Sem horário definido: Previsão de votação na Câmara dos Deputados de projeto de lei que permite a participação de estrangeiros em até 100% do capital de empresas aéreas no Brasil;
— Sem horário definido: Primeiro dia de reunião de política monetária do FOMC, do Federal Reserve.

Resultados Corporativos:

Gerdau, Metalúrgica Gerdau, Ser Educacional, Carrefour Brasil, Ultrapar, Cosan, Qualicorp, Estácio, CSN, Senior Solution, Movida, Time For Fun, MRV, Triunfo Participações e Multiplus.

 

07.11

    

COMPARTILHE

face link