O IBGE divulgou hoje a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), que apontou quedade 0,4% na produção industrial em setembro frente a agosto, na série com ajuste sazonal. O resultado elimina parte do avanço de 0,7% registrado no mês anterior, que foi revisado de uma alta inicialmente estimada em 0,8%. Já em relação a setembro de 2024, a indústria cresceu 2,0%.

Na abertura por grandes categorias, três dos quatro segmentos apresentaram queda no mês: bens intermediários (-0,4%), bens de consumo semi e não duráveis (-0,1%) e bens de consumo duráveis (-1,4%). Por outro lado, bens de capital avançaram 0,1%. Entre as atividades, destaque para produtos do fumo (19,5%), produtos de madeira (5,5%) e produtos alimentícios (1,39), que exerceram as principais influências positivas. Em contrapartida, a produção de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-9,7%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-3,5%) e indústrias extrativas (-1,6%) figuraram entre as maiores pressões negativas.

Com o resultado, a produção industrial registra expansão de 1,0% no acumulado do ano até setembro, enquanto em 12 meses acumula alta de 1,5%.

    

COMPARTILHE

face link